Tradutor/Translator

13 de jul. de 2008

Trabalhador

Já ouvi muitas e muitas vezes o conselho de ser mais otimista e até recomendações literárias de alguns best-sellers de auto-ajuda para “melhorar” minha visão sobre o mundo e tudo mais. A questão é que prefiro enxergar com esses meus olhos de introspecção e sentir com esse coração as coisas como elas realmente são, sem utopias, promessas divinas, sem essas gotas de placebo que estão acostumados a nos oferecer diariamente para amortecer os nervos em frangalhos.
Estava ouvindo “Trabalhador”, composição de Seu Jorge e como é costume, divaguei. Lembrei de um outro texto, que li na escola, “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes:

“Ah, homens de pensamento Não sabereis nunca o quanto Aquele humilde operário Soube naquele momento! Naquela casa vazia Que ele mesmo levantara Um mundo novo nascia De que sequer suspeitava. O operário emocionado Olhou sua própria mão Sua rude mão de operário De operário em construção E olhando bem para ela Teve um segundo a impressão De que não havia no mundo Coisa que fosse mais bela.”
As pirâmides do Egito não foram construídas pelo grande faraó Quéops, nem a Grande Muralha da China, que pode ser vista do espaço, pelos imperadores. Foram os trabalhadores anônimos, que deixaram seu suor em cada camada de terra. Mas, seus nomes não ficaram para posteridade.
É claro, não há lugar para todos no podium e imaginem se todos quisessem apenas comandar? Não se trata disso, de forma alguma.
Em todas as áreas, há pessoas que trabalham com gosto e sentem satisfação no que fazem. O que nós, trabalhadores anônimos e imprescindíveis queremos é apenas respeito e dignidade.

Letra de “Trabalhador”, Seu Jorge:
“Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar
Trabalhador Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador Trabalhador
E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco, não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar
Trabalhador Trabalhador brasileiro
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalhador brasileiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro Trabalhador”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua vez, aproveite.